O Cotidiano Escolar como Aspecto Importante na Educação Continuada: um Contributo para o Fazer Docente
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p69-77Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma interlocução com pesquisadores da temática formação continuada, a saber; Nóvoa, Saviani e Tardif, além de discutir a relevância do cotidiano escolar para o processo formativo dos professores. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa bibliográfica, cuja origem ocorreu a partir de um dos objetivos específicos do projeto de pesquisa realizado no contexto do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Anhanguera – Uniderp, no período de 2022 a 2023. Portanto, a historicidade desta escrita engloba as discussões e análises da dissertação intitulada: "Um estudo das demandas formativas dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental da cidade de Sorriso, no estado de Mato Grosso". Propondo uma reflexão sobre a formação em seus vários aspectos, e também por meio dos tópicos apresentados, entende-se que o professor precisa se aperfeiçoar, entretanto, tal aperfeiçoamento deve ir além de ser apenas um mantra – repetições, pois deve gerar em seu cotidiano, mudanças efetivas que resultem em uma prática protagonista e relevante, contribuindo de fato para sua performance pedagógica. Além disso, quando se fala que o professor precisa desse aperfeiçoamento o que se sabe da realidade educacional que ele vivencia? Pois em alguns casos, não se leva em consideração seu cotidiano e saber docente. Conclui-se que ao professor é apresentado um material pronto (no sentido de formação) com o qual ele precisa interagir, mas que foge do contexto em que atua. Espera-se que as discussões e análises deste artigo contribuam para outros estudos e pesquisas, e para a academia como um todo.
Palavras-chave: Formação de Professores. Aperfeiçoamento. Práticas Pedagógicas. Autodidaxia.
Abstract
This article aims to present a dialogue with researchers on the topic of continuing education, namely; Nóvoa, Saviani and Tardif, in addition to discussing the relevance of everyday school life for the teacher training process. It is characterized as a qualitative bibliographical research, whose origin occurred from one of the specific objectives of the research project carried out in the context of the Master's Degree in Science and Mathematics Teaching at Universidade Anhanguera – Uniderp, in the period from 2022 to 2023. Therefore, the The historicity of this writing encompasses the discussions and analyzes of the dissertation entitled: "A study of the training demands of teachers who teach Mathematics in the initial years of Elementary School in the city of Sorriso, in the state of Mato Grosso". Proposing a reflection on training in its various aspects, and also through the topics presented, it is understood that the teacher needs to improve, however, such improvement must go beyond being just a mantra – repetitions, as it must generate in their daily lives , effective changes that result in a leading and relevant practice, actually contributing to its pedagogical performance. Furthermore, when it is said that teachers need this improvement, what do we know about the educational reality they experience? Because in some cases, their daily life and teaching knowledge are not taken into account. It is concluded that the teacher is presented with ready-made material (in the sense of training) with which he needs to interact, but which is outside the context in which he works. It is hoped that the discussions and analyzes in this article will contribute to other studies and research, and to academia as a whole.
Keywords: Teacher Training. Improvement. Pedagogical Practices. Self-Teaching.