Práticas Educacionais: A Educação Financeira No Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p90-96Resumo
Esta produção aborda a imersão em campo, vinculada a dissertação intitulada “Matemática e Interdisciplinaridade: Um Estudo da Educação Financeira no Ensino Fundamental”, como estudo acadêmico a nível de mestrado. Os pesquisados são duas turmas de 9º ano, de uma escola pública estadual da Região Metropolitana da Baixada Santista. A temática central é a Educação Financeira, executada em processos de ensino e aprendizagem significativos. Consta descrito o fluxo da imersão, tratada por meio de Sequências Didáticas, os instrumentos de coleta de dados, seus objetivos e dados aferidos. As Sequências Didáticas, foram descritas de forma contínua, quanto à proposta e disciplinas envolvidas. A 3ª Sequência Didática, consta descrita em vista do seu fluxo de execução. A metodologia abordada é estudo bibliográfico, nos contornos da pesquisa-ação. Consta vinculado os contornos da pesquisa-ação, com as tratativas executadas entre docentes regentes. Todo processo de imersão é análise em vista dos momentos prévios à imersão, no fluxo de execução e dos dados coletados ao término das práticas. Na conclusão é feita a confluência entre dados iniciais e evolução no processo. Como elemento relevante, é posto a construção, na escola de imersão, de forma interdisciplinar, com os estudantes vistos no seu universo significativo e ativos nas proposições.
Palavras-chave: Educação Financeira. Sequência Didática. Interdisciplinar.
Abstract
This production addresses immersion in the field, linked to the dissertation entitled “Mathematics and Interdisciplinarity: A Study of Financial Education in Elementary Education”, as an academic study at master's level. Those surveyed are two 9th grade classes, from a state school, in the city of Santos, in the State of São Paulo. The central theme is Financial Education, implemented in significant teaching and learning processes. The immersion flow, treated through Didactic Sequences, the data collection instruments, their objectives and measured data are described. The Didactic Sequences were described sequentially, regarding the proposal and disciplines involved. The 3rd Didactic Sequence is described in view of its execution flow. The methodology addressed is a bibliographic study, within the framework of action research. The contours of action research are linked to the negotiations carried out between teaching staff. The entire immersion process is an analysis in view of the moments prior to immersion, the execution flow and the data collected at the end of the practices. In conclusion, the confluence between initial data and evolution in the process is made. As a relevant element, the construction, in the immersion school, of an interdisciplinary manner, with students seen in their meaningful universe and active in the propositions, is considered.
Keywords: Financial Education. Following Teaching. Interdisciplinary