Práticas Educacionais: A Educação Financeira No Ensino Fundamental

Autores

  • Fernanda Florindo de Souza Unimes, Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. SP, Brasil.
  • Michel da Costa Unimes, Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. SP, Brasil.
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Unian, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. SP, Brasil.
  • Ana Paula Gonçalves Pita Unimes, SP, Brasil.
  • Elisete Gomes Natario Unimes, Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p90-96

Resumo

Esta produção aborda a imersão em campo, vinculada a dissertação intitulada “Matemática e Interdisciplinaridade: Um Estudo da Educação Financeira no Ensino Fundamental”, como estudo acadêmico a nível de mestrado. Os pesquisados são duas turmas de 9º ano, de uma escola pública estadual da Região Metropolitana da Baixada Santista. A temática central é a Educação Financeira, executada em processos de ensino e aprendizagem significativos. Consta descrito o fluxo da imersão, tratada por meio de Sequências Didáticas, os instrumentos de coleta de dados, seus objetivos e dados aferidos. As Sequências Didáticas, foram descritas de forma contínua, quanto à proposta e disciplinas envolvidas. A 3ª Sequência Didática, consta descrita em vista do seu fluxo de execução. A metodologia abordada é estudo bibliográfico, nos contornos da pesquisa-ação. Consta vinculado os contornos da pesquisa-ação, com as tratativas executadas entre docentes regentes. Todo processo de imersão é análise em vista dos momentos prévios à imersão, no fluxo de execução e dos dados coletados ao término das práticas. Na conclusão é feita a confluência entre dados iniciais e evolução no processo. Como elemento relevante, é posto a construção, na escola de imersão, de forma interdisciplinar, com os estudantes vistos no seu universo significativo e ativos nas proposições.

Palavras-chave: Educação Financeira. Sequência Didática. Interdisciplinar.

Abstract
This production addresses immersion in the field, linked to the dissertation entitled “Mathematics and Interdisciplinarity: A Study of Financial Education in Elementary Education”, as an academic study at master's level. Those surveyed are two 9th grade classes, from a state school, in the city of Santos, in the State of São Paulo. The central theme is Financial Education, implemented in significant teaching and learning processes. The immersion flow, treated through Didactic Sequences, the data collection instruments, their objectives and measured data are described. The Didactic Sequences were described sequentially, regarding the proposal and disciplines involved. The 3rd Didactic Sequence is described in view of its execution flow. The methodology addressed is a bibliographic study, within the framework of action research. The contours of action research are linked to the negotiations carried out between teaching staff. The entire immersion process is an analysis in view of the moments prior to immersion, the execution flow and the data collected at the end of the practices. In conclusion, the confluence between initial data and evolution in the process is made. As a relevant element, the construction, in the immersion school, of an interdisciplinary manner, with students seen in their meaningful universe and active in the propositions, is considered.

Keywords: Financial Education. Following Teaching. Interdisciplinary

Biografia do Autor

Fernanda Florindo de Souza, Unimes, Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. SP, Brasil.

Fernanda Florindo de Souza é mestranda em Ensino, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Licenciada em Matemática, pela Universidade Paulista (UNIP), Licenciada em Pedagogia e em Educação Especial, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Possui formação lato sensu, em Gestão Educacional, Educação Especial e Tecnologias Educacionais. Atua como docente no ensino básico, na rede estadual de ensino de São Paulo, lecionando a disciplina de Matemática. Também atua, na rede municipal de ensino de Santos, lecionando nos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Michel da Costa, Unimes, Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. SP, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN(2019), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo - UNIBAN (2010), Pós Graduação em Educação a Distância pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2018), Especialização em Formação Pedagógica - Tecnologias para Gestão da Aprendizagem pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2020), Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Don Domênico (2003) e Licenciatura em Ciências - com habilitação plena em Matemática pela Universidade Santa Cecília - UNISANTA (2000). Atualmente é Professor Integral da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES, atuando como Professor Permanente no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Coordenador do Curso de Matemática EaD e Professor nos Cursos de Graduação - Matemática, Pedagogia e Psicologia. Tem experiência na área de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Políticas Públicas em Educação, Formação de Professores, Educação Estatística e Resolução de Problemas.

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Unian, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. SP, Brasil.

Formada em Licenciatura em Ciências e Matemática, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora doutora dos Programas de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e em Metodologia de Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Universidade Norte do Praraná (UNOPAR). Pesquisadora colaboradora do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do Comitê Científico Pedagógico do Projeto Educação na Cultura Digital do Programa Proinfo/MEC. Desenvolve trabalhos de consultoria e de pesquisas com publicações nas áreas de Formação de Professores, Educação Matemática, Tecnologia e Mídias na Educação e Educação a Distância.

Ana Paula Gonçalves Pita, Unimes, SP, Brasil.

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Rio Claro. Possui Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN-SP, Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Graduação em Matemática pelo Centro Universitário Monte Serrat - UNIMONTE - em Pedagogia pela Faculdade de Educação Politécnica de Sumaré e Licenciatura em Física pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Elisete Gomes Natario, Unimes, Programa de Pós-Graduação em Práticas Docentes no Ensino Fundamental. SP, Brasil.

possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Souza, F. F. de, Costa, M. da, Prado, M. E. B. B., Pita, A. P. G., & Natario, E. G. (2024). Práticas Educacionais: A Educação Financeira No Ensino Fundamental. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(1), 90–96. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p90-96

Edição

Seção

Artigos