Percepção da Efetividade do Jogo Educativo Móvel Trevo S.A. para Aprendizagem de Combinatória por Professores e Estudantes

Autores

  • Leandro Marques Queiros Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.
  • José Aires de Castro Filho Universidade Federal do Ceará. CE, Brasil.
  • Carlos Jose Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.
  • Jose Wilson Pereira Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.
  • Joao Victor Gabriel Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.
  • Ernani Martins Santos Universidade Federal de Pernambuco. PE, Brasil.

Resumo

O presente artigo visa avaliar as percepções de professores e estudantes acerca da efetividade do jogo para dispositivos móveis Trevo S.A. O jogo visa apoiar o ensino e a aprendizagem de combinatória no Ensino Médio. Para a medir a sua efetividade, foram usados formulários adaptados dos seguintes instrumentos de avaliação e validação da qualidade de softwares educativos, objetos de aprendizagem e jogos educativos: técnica de validação da Engenharia Didático-Informática (EDI), questionário de avaliação de Objeto de Aprendizagem (Learning Object Review Instrument, LORI), e das avaliações Educative GameFlow (EGameFlow) e Usability of Educational Computer Games (UsaECG). As avaliações foram realizadas com 5 professores e 12 estudantes do Ensino Médio por meio de formulários eletrônicos respondidos após à utilização do jogo. Os resultados atestam alto grau de aceitação por ambos os grupos e indicam que o Trevo S.A. foi reconhecido como um recurso adequado para uso educacional.

Palavras-chave: Recurso Educacional Digital. Aprendizagem de Combinatória. Avaliação de Software Educativo. Jogo Educativo Móvel.

Abstract
This paper aims to evaluate perceptions of teachers and students about the effectiveness of a mobile game called TREVO S.A. The game supports the learning of combinatorial analysis at high school. To measure its effectiveness, forms adapted from the following instruments for evaluating and validating the quality of educational software, learning objects and educational games were used: Didactic-Informatics Engineering (EDI) validation technique, Learning Object evaluation questionnaire (Learning Object Review Instrument, LORI), and the Educational GameFlow (EGameFlow) and Usability of Educational Computer Games (UsaECG) evaluations. The evaluations were carried out with 5 high school teachers and 12 students after using the game. The results attest to a high degree of acceptance by both groups and indicate that Trevo S.A. has been recognized as a suitable resource for educational use.

Keywords: Digital Educational Resource. Combinatorial Learning, Educational Software Evaluation. Mobile Educational Game.

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Queiros, L. M., Gomes, A. S., Castro Filho, J. A. de, Silva, C. J. P. da, Pereira, J. W., Gabriel, J. V., & Santos, E. M. (2024). Percepção da Efetividade do Jogo Educativo Móvel Trevo S.A. para Aprendizagem de Combinatória por Professores e Estudantes. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(1), 49–57. Recuperado de https://jieem.pgsscogna.com.br/jieem/article/view/11976

Edição

Seção

Artigos