Processo Formativo do Futuro Professor de Matemática: Qual Caminho Seguir?
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p187-195Resumo
Este artigo traz para discussão uma experiência de formação inicial realizada com licenciandos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Sergipe. A pesquisa teve como objetivo observar as etapas de desenvolvimento do licenciando em um processo de formação oportunizado pela elaboração e execução do projeto de aprendizagem por ele traçado, na busca de identificar aspectos relacionados à aprendizagem da docência. O processo formativo foi desenvolvido na disciplina de Metodologia de Ensino da Matemática. Os dados coletados por meio da elaboração de textos reflexivos revelaram que trabalhar com a elaboração e execução de projetos de aprendizagem propiciou: (i) que se capacitassem para serem professor de Matemática ao desenvolverem habilidades de leitura e escrita; (ii) reverem suas crenças sobre como se ensina; (iii) que aprendessem a elaborar um planejamento de aula; (iv) o despertar da motivação para ensinar; (v) que aprendessem com seus erros e acertos, por meio da reflexão da experiência de docência realizada; (vi) que desenvolvessem autonomia ao fazerem escolhas metodológicas; e (vii) a interação com a comunidade de aprendizagem em que estavam inseridos. Observou-se que durante o desenvolvimento do estudo que as experiências vivenciadas pelos futuros professores favoreceram o aprofundamento de suas reflexões sobre os processos de ensinar e de aprender Matemática.
Palavras-chave: Formação Inicial. Conhecimentos de Professores. Reflexão Sobre a Prática.
Abstract
This article discusses an initial training experience with mathematics degree undergraduates enrolled at the Federal University of Sergipe. The research observed undergraduate students' development stages in a training process provided by the drawing and execution of the learning project they outlined, aiming to identify aspects related to learning how to teach. The formative process was developed in the Mathematics Teaching Methodology topic. The data collected through the construction of reflective texts revealed that working with the drawing and execution of learning projects provided prospective teachers with (i) the ability to be a mathematics teacher by developing reading and writing skills; (ii) reviewing their beliefs about how to teach; (iii) learning to prepare a lesson plan; (iv) awakening their motivation to teach; (v) learning from their mistakes and successes, through reflection on the teaching experience; (vi) developing autonomy when making methodological choices; and (vii) interacting with their learning community. During the development of the study, the experiences lived by the prospective teachers favoured the deepening of their reflections on the processes of mathematics teaching and learning.
Keywords: Initial Education. Teachers' Knowledge. Reflection on Practice.