Pensamento Geométrico no 6º ano do Ensino Fundamental: Análise Praxeológica de um Livro Didático

Autores

  • Emily da Costa Madeira Universidade do Estado do Pará. PA, Brasil.
  • Érica Letícia da Silva Madeira Universidade do Estado do Pará. PA, Brasil.
  • Franco Deyvis Lima de Sena Universidade Federal do Pará. PA, Brasil.
  • Emerson Batista Gomes Universidade do Estado do Pará. PA, Brasil. Secretaria de Estado de Educação do Pará. PA, Brasil.
  • Rubervan da Silva Leite Secretaria de Estado de Educação do Pará. PA, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p97-108

Resumo

A partir de experiências vivenciadas no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus X, discussões propiciadas no Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira (GCEM-EAB), no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e no estágio realizado via Residência Pedagógica, notou-se a relevância da Geometria Euclidiana, de seu ensino na escola básica em nível fundamental e do papel central do livro didático como uma ferramenta acessível à professores e alunos. Dessa forma, propôs-se a investigar: de que forma a Geometria Euclidiana está organizada no livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental e como essa abordagem é verificada quanto ao desenvolvimento do Pensamento Geométrico? Para isso, foi efetuada uma análise de caráter qualitativo e bibliográfico, fundamentada na perspectiva da Teoria Antropológica do Didático, especificamente sobre as análises das parexologias observáveis, da unidade destinada a abordagem do conceito de Figuras Geométricas da versão do Manual do Professor do livro didático do 6º Ano, utilizado no município de Igarapé-Açu, estado do Pará. Diante da análise efetuada, considera-se que a pesquisa proposta pode contribuir para reflexão futura sobre a disposição do objeto no livro didático e de seu uso por professores de Matemática.

Palavras-chave: Geometria Euclidiana. Pensamento Geométrico. Livro Didático.

Abstract
From experiences lived in the Degree in Mathematics course at the Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Campus X, discussions propitiated in the Grupo Colaborativo de Educação Matemática e Educação Afro-Brasileira (GCEM-EAB), in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) and in the internship carried out via Residência Pedagógica, the relevance of Euclidean Geometry, its teaching in elementary school at the fundamental level and the central role of the textbook as an accessible tool for teachers and students was noted. Therefore, it was proposed to investigate: how is Euclidean Geometry organized in the textbook of the 6th year of Elementary School and how is this approach verified regarding the development of Geometric Thinking? For this, a qualitative and bibliographical analysis was carried out, based on the perspective of the Anthropological Theory of Didactics, specifically on the analyzes of observable parexologies, of the unit destined to approach the concept of Geometric Figures of the version of the Teacher's Manual of the didactic book of the 6th year, used in the municipality of Igarapé-Açu, state of Pará. In view of the analysis carried out, it is considered that the proposed research can contribute to future reflection on the arrangement of the object in the textbook and its use by mathematics teachers.

Keywords: Euclidian Geometry. Geometric Thought. Textbook.

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Publicado

2024-06-26

Como Citar

Madeira, E. da C., Madeira, Érica L. da S., Sena, F. D. L. de, Gomes, E. B., & Leite, R. da S. (2024). Pensamento Geométrico no 6º ano do Ensino Fundamental: Análise Praxeológica de um Livro Didático. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 17(1), 97–108. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2024v17n1p97-108

Edição

Seção

Artigos