Reflexões Sobre uma Aritmética do 4º Ano Primário Editada por uma Irmã Franciscana do RS, para o Público Feminino dos Colégios da Ordem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p21-31

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar aspectos que podem ser destacados em uma Aritmética do 4º ano primário, editada pela Irmã Franciscana Valesca Volkmer, para o público feminino. Possui uma abordagem qualitativa, por meio de análise documental, sendo um livro de Aritmética do século XX, editado por uma religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, a principal fonte primária desta pesquisa histórica, analisada com base em referenciais sobre história cultural. Trata-se de uma obra voltada para o estudo das quatro operações fundamentais com números naturais, múltiplos e divisores, frações ordinárias e decimais, sistema métrico decimal e elementos de geometria plana e espacial. Verificou-se que a autora apresenta definições, procedimentos de cálculo, exemplos, exercícios repetitivos e problemas associados a contextos reais, buscando uma sólida formação em conhecimentos matemáticos práticos e úteis ao público feminino. Com base no exposto, pondera-se que essa obra revela uma proposta de ensino que educava as gerações de alunas das instituições franciscanas para o desenvolvimento de habilidades com o cálculo oral e o cálculo escrito, a partir de um material didático próprio para as aulas de Matemática. Dessa forma, desejava-se que as egressas propagassem a tradição da Ordem das Irmãs Franciscanas, especialmente através de sua ação no magistério de escolas primárias em diferentes comunidades do Rio Grande do Sul.

Palavras-chave: História da Educação Matemática. Irmãs Franciscanas. Livro de Aritmética. Cálculo Oral e Escrito. Protagonismo Feminino.

Abstract
The paper aims to present aspects that can be highlighted in an Arithmetic of the 4th year primary, edited by Sister Franciscana Valesca Volkmer, for the female audience. It has a qualitative approach, through documentary analysis, being a book of Arithmetic of the 20th century, edited by a religious from the Congregation of the Franciscan Sisters of Penance and Christian Charity of São Leopoldo, Rio Grande do Sul, the main primary source of this historical research, analyzed based on references on cultural history. It is a work focused on the study of the four fundamental operations with natural numbers, multiples and divisors, ordinary and decimal fractions, decimal metric system and elements of plane and spatial geometry. It was found that the author presents definitions, calculation procedures, examples, repetitive exercises and problems associated with real contexts, seeking a solid formation in practical and useful mathematical knowledge for the female audience. Based on the foregoing, it is considered that this book reveals a teaching proposal that educated generations of students from Franciscan institutions to develop skills with oral and written calculus, based on own didactic material for classes of Mathematics. In this way, it was hoped that the graduates would propagate the tradition of the Order of Franciscan Sisters, especially through their action in teaching primary schools in different communities in Rio Grande do Sul.

Keywords: History of Mathematics Education. Franciscan Sisters. Arithmetic Book. Oral and Written Calculus. Female Protagonism.

Biografia do Autor

Silvio Luiz Martins Britto, Faculdades Integradas de Taquara. RS, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM – da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT/Taquara/RS. Membro do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Malcus Cassiano Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. RS, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS.

Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM, na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas/RS. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS. Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio-grandense – IFSul Câmpus Lajeado/RS. Membro da Câmara de Ensino do IFSul. Líder do Grupo de Pesquisa Estratégias de Ensino para Educação Básica e Profissional.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Britto, S. L. M., & Kuhn, M. C. (2023). Reflexões Sobre uma Aritmética do 4º Ano Primário Editada por uma Irmã Franciscana do RS, para o Público Feminino dos Colégios da Ordem. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 16(1), 21–31. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n1p21-31

Edição

Seção

Artigos