Letramento Estatístico: Uma Revisão de Literatura com Artigos da Base de Dados ERIC

Autores

  • Márcio Antoniassi Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3613-8987
  • Fátima Aparecida da Silva Dias Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7371-4579

DOI:

https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p304-313

Resumo

A crescente geração de dados em nossa sociedade, decorrente do avanço da tecnologia da informação, requer que o cidadão possua novas competências, entre elas o letramento estatístico, definido como a habilidade de avaliar e interpretar mensagens baseadas em informações estatísticas. Neste artigo, apresentamos a revisão de literatura, parte de pesquisa de mestrado em Educação Matemática, cujo objetivo foi investigar o entendimento de alunos da educação superior na modalidade de ensino a distância, em relação ao letramento estatístico. A busca de produções publicadas no idioma inglês, revisadas por pares e disponíveis em versão completa no banco de dados ERIC, foi realizada em setembro de 2022, utilizando o descritor “Statistical Literacy”. Ao selecionar Higher Education em nível de educação, resultou em 11 artigos, os quais foram listados e discutidos. Um mapa de revisão de literatura foi apresentado, complementando a discussão dos estudos, em que destacamos quatro produções, sendo duas que abordaram a estatística descritiva e visualização de dados e outras duas que apresentam contribuições para a formação de alunos e pesquisadores. Consideramos que a necessidade de novas abordagens de estudos se mostra evidente diante do baixo nível de conhecimento descrito pelos pesquisadores, o que reforça a importância da continuidade de pesquisas envolvendo o letramento estatístico na perspectiva dos multiletramentos, em uma abordagem multidisciplinar, e no desenvolvimento de uma cultura baseada em dados.

Palavras-chave: Letramento Estatístico. Educação Superior. Educação Estatística.

Abstract
The increasing generation of data in our society, resulting from the advancement of information technology, demands that the citizen have new competencies, including statistical literacy, defined as the ability to evaluate and interpret messages based on statistical information. In this article, we present a literature review, part of a master's research in Mathematics Education, whose aim was to investigate the understanding of higher education students in the distance learning modality, in relation to statistical literacy. The search for productions in the English language, peer-reviewed and full text available on ERIC database, was carried out in September 2022, using the descriptor "Statistical Literacy". By selecting Higher Education at the education level, it resulted in 11 articles, which were listed and discussed. A literature review map was presented, complementing the discussion of the studies, in which we highlight four productions, two of which addressed descriptive statistics and data visualization and two others that present contributions to the training of students and researchers. We consider that the need for new approaches to studies is evident in view of the low level of knowledge described by researchers, which reinforces the importance of continuing research involving statistical literacy from the perspective of multiliteracies, in a multidisciplinary approach, and in developing a data-driven culture.

Keywords: Statistical Literacy. Higher Education. Statistical Education

 

 

 

Biografia do Autor

Fátima Aparecida da Silva Dias, Universidade Anhanguera de São Paulo, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Matemática. SP, Brasil. Unopar, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. PR, Brasil.

Pós-Doutora em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade Norte do Paraná, Doutora e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante e Anhanguera, na linha de pesquisa Formação de Professores que Ensinam Matemática com projetos de pesquisa na área de Formação Continuada, Tecnologias Digitais na Educação, Metodologia de Ensino e Educação a Distância. Graduada em Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Pedagogia. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

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Publicado

2023-01-23

Como Citar

Antoniassi, M., & Dias, F. A. da S. (2023). Letramento Estatístico: Uma Revisão de Literatura com Artigos da Base de Dados ERIC. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 15(3), 304–313. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2022v15n3p304-313

Edição

Seção

Artigos