Ações de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Tempos de Pandemia: seus Potenciais Formativos Associados ao Desenvolvimento Profissional do Professor
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p217-227Resumo
A formação inicial de professores é um tema recorrente nos debates que circundam a Educação Matemática assim como o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo, nesse artigo, é discutir sobre as ações implementadas no ECS em tempos de pandemia, evidenciando seus potenciais formativos associados ao desenvolvimento profissional do futuro professor de Matemática. O processo analítico, de cunho interpretativo, em torno das onze ações propostas para a realização do ECS levou à identificação de oito dimensões formativas, que configuram-se nossas unidades de análise. A evidência de que todos os objetivos para o desenvolvimento profissional se fizeram presentes nas ações de ECS propostas, aliadas às potencialidades formativas identificadas, revela que essas ações correspondem a oportunidades para o futuro professor desenvolver-se profissionalmente. Ponderamos, ademais, que elas podem vir a compor o rol de ações propostas em contexto presencial, já que trazem contribuições para promover um movimento complexo de diferentes dimensões formativas também complexas.
Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Desenvolvimento Profissional.
Abstract
Mathematics teacher education is a recurring theme in debates surrounding Mathematics Education as well as the Supervised Curricular Internship (SCI). The objective, in this article, is to discuss the actions implemented at the SCI in times of a pandemic, highlighting their educational potential associated with the professional development of the future Mathematics teacher. The analytical process, of an interpretive nature, around the eleven actions proposed for carrying out the SCI led to the identification of eight formative dimensions, which configure our units of analysis. The evidence that all the objectives for professional development were present in the proposed SCI actions, combined with the identified teacher educational potential, reveals that these actions correspond to opportunities for the future teacher to develop professionally. We consider, moreover, that they may come to compose the list of actions proposed in a face-to-face context, as they bring contributions to promote a complex movement with different dimensions that are also complex.
Keywords: Pre-Service Teacher Education. Supervised Curricular Internship. Professional Development.