Desenvolvimento e Aplicação de uma Sequência de Atividades Matemáticas Contextualizadas e Estruturada a Partir da Taxonomia de Bloom
DOI:
https://doi.org/10.17921/2176-5634.2023v16n2p155-163Resumo
Desde o movimento da Matemática Moderna, em 1960, o ensino da matemática tem sido marcado pelo rigor e simbolismo, e não tem explicitado suas aplicações no cotidiano dos alunos, o que afasta-os da disciplina. Desse modo, a contextualização da matemática pode ser utilizada para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, faltam na literatura métodos e sequências de atividades que proporcionem a utilização correta dessa ferramenta. Nesse contexto, o principal objetivo deste artigo é apresentar e discutir o desenvolvimento, aplicação e análise de uma sequência de atividades matemáticas contextualizadas. A metodologia compreendeu quatro etapas: (1) desenvolvimento do modelo de sequência e três sequências com atividades do Ensino Médio, (2) seleção dos participantes: alunos cursando ou concluintes do Ensino Médio, (3) aplicação e coleta de dados: por meio de um ambiente virtual de aprendizagem e de questionários, e (4) análise dos resultados. A Taxonomia de Bloom foi utilizada para estruturar as atividades que compõem a sequência. Como resultados, há indícios de que a sequência cumpriu seu papel de auxiliar o ensino da matemática e mostrar como a disciplina pode ser utilizada no cotidiano. Além disso, a aplicação da sequência em ambiente virtual mostrou-se adequada. Contudo, a dificuldade dos alunos em realizar algumas atividades aponta alguns pontos de melhoria.
Palavras-chave: Ensino. Matemática. Contextualização. Sequência de Atividades. Taxonomia de Bloom.
Abstract
Since the modern mathematics movement, in 1960, the teaching of mathematics has been marked by rigidity and symbolism and has not explained its applications in the daily context of students, which keeps them away from the subject. Thus, contextualization may be used to assist the teaching-learning process. However, methods and sequences of activities that provide a correct use of it are still missing in literature. In this context, this paper aims to present and discuss the development, application and analysis of a sequence of contextualized mathematics activities. The methodology was divided into four stages: (1) development of the sequence model e three sequences with High School activities, (2) selection of participants: current or former High School students, (3) application and data collection: through a learning management system and questionnaires, and (4) analysis of result. Bloom’s Taxonomy was used to structure the sequence of activities. The results indicate the sequence can assist the teaching of mathematics and show its daily applications. Besides, the application of the sequence in a learning management system proved to be adequate. Though, students' difficulties in some activities points towards the need for some improvements.
Keywords: Teaching. Mathematics. Contextualization. Sequence of Activities. Bloom’s Taxonomy.